DANÇA DO VENTRE

A dança do ventre consiste em movimentos ondulatórios da região abdominal onde se encontra o ventre da mulher. Por ser uma dança exclusivamente feminina ela é realizada na cultura Oriental pelas mulheres desde muito cedo como forma de preparação do ventre para reprodução. Nos povos mais primitivos essa dança era realizada também como forma de culto a Deusa Mãe, onde as mulheres dançavam para que a Deusa abençoasse o ventre e deste saíssem muitos frutos.

 

A dança foi vista na Europa pela primeira vez na Mostra Mundial de Paris em 1889 quando foram levados diversos artistas de rua argelinos para se apresentar dentro da mostra. O termo em francês "danse du ventre", foi traduzido para dança do ventre, nome pelo qual hoje a dança é conhecida. A dança logo se tornou "burlesca" e ganhou má reputação. Até hoje as amantes dessa arte lutam para retirar tal rótulo e colocá-la numa posição privilegiada ao lado de outras formas de arte. No Egito a reação foi trazer coreógrafos russos para tentar "limpar" a dança.

 

No Brasil foi criado em 1993, pela professora Regina Ferrari o estilo Dança do Ventre do Egito Faraônico, a Dança di Iaset, com passos do Ballet Clássico mesclados com movimentos da dança do ventre árabe, associados a uma interpretação fictícia para cada movimento, como uma representação artística das danças do Antigo Egito.

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua João Caetano, 38 / 7º andar 24710-405 - São Gonçalo - RJ

Tel.: (21) 3857-3877 | 9999-58437 contato@espaçoanimus.com.br