DANÇA DE SALÃO

A dança de salão apareceu pela primeira vez nas cortes italianas e depressa chegou até a França e a Inglaterra. Como uma prática de excelência e uma atividade de prestígio, foi estabelecida como parte da aristocracia da época, que a diferenciava das classes mais pobres, praticantes somente das danças folclóricas.

 

Contudo, além das pessoas que dançavam socialmente, também existiam as que dançavam com finalidade competitiva. As danças de salão foram então divididas entre social e de competição. Foram os ingleses os primeiros que percorreram vários países para encontrar a síntese de cada ritmo, codificando a forma de dançá-los para criarem as primeiras competições.

 

Estas danças chegaram ao Brasil no Século XIX, ganhando espaço nos salões do país. Os ritmos mais praticados e disseminados aqui são: Soltinho, Forró, Samba de Gafieira, Tango, Bolero, Zouk e Salsa.

 

Dentre os benefícios da prática da dança de salão estão: redução do estresse; aumento da energia; melhora a capacidade cardiorrespiratória; melhora do tônus muscular; contribui para o controle de peso; aumenta o equilíbrio e a coordenação motora; melhora a capacidade mental; contribui para a boa postura, o bom alinhamento corporal e a interação social.

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua João Caetano, 38 / 7º andar 24710-405 - São Gonçalo - RJ

Tel.: (21) 3857-3877 | 9999-58437 contato@espaçoanimus.com.br