BALLET CLÁSSICO

O Ballet Clássico

 

Ballet Clássico é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França, como uma forma de dança de concerto.

 As primeiras apresentações diante da platéia eram feitas com o publico sentados em camadas ou galerias, dispostos em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica. O Ballet possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio, por isso, requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo mundo, que usam suas própria culturas e sociedades para informar esse tipo de arte.

 

Os princípios básicos do Ballet são:

    

postura ereta    

uso en dehors ( rotação externa dos membros inferiores)       

movimentos circulares dos membros superiores

verticalidade corporal

disciplina

levez

harmonia

simetria. 

 

É uma técnica indicada tanto para crianças como para adultos por ser uma atividade física que trabalha todo o corpo.

 

Dividimos  o ensino  em 4  módulos

 

Módulo I

 

Baby -Class I:  3 anos de idade

Baby-class II: 4 anos de idade

Baby class III: 5 anos de idade

 

Pré- Ballet ou Iniciação : 6 anos de idade.

 

Os exercícios deste módulo visam:      

Ajudar o desenvolvimento psicomotor (desenvolver a criatividade e concentração)

Sentido rítmico (desenvolver a sensibilidade musical)

As crianças são estimuladas a trabalhar com a criatividade e a ludicidade através de simbolismos e da fantasia.

Estimulando a imaginação e a atividade criadora. 

 

Metodologia:

São desenvolvidos exercícios que favoreçam a organização motora, respeitando sua idade cronológica , desenvolvimento psicomotor, e a individualidade da criança. São utilizados materiais para auxiliar o aprendizado, aulas criativas, utilizando recursos didáticos como: histórias, músicas apropriadas, livros, objetos ( bolas, arcos, fitas, tecidos, balôes, elásticos etc...) Sentir, perceber, conhecer o corpo e suas possibilidades de movimento e expressão. Saltar, rolar, cantar, brincar.

O papel do professor é propiciar às crianças experiências corporais ricas afim de que seu corpo as guarde na memória para toda vida. é desenvolvido aqueles que serão o elementos fundamentais da dança, que servirão de base para construção da técnica propriamente dita.  

 

Módulo II

 

Início do estudo da técnica clássica propriamente dita.  

 

Preliminar I,II e III: 7 a 9 anos de idade

O preparatório serve para crianças mais velhas que nunca estudaram ballet. Mesmo adultos iniciam no preparatório para tomarem conhecimento do trabalho básico e da postura do corpo.

 

Básico I e II: 10 a 11

Básico III

* intermediário: 12 anos de idade

*Início do estudo nas pontas.

 

Os estudos visam:

Ensinar como arrumar os cabelos

Como costurar fitas e elásticos da sapatilha ( ensinado a mães das crianças )

Posição correta do corpo, como colocar-se na barra.

Desenvolver a sensibilidade musical

Concentração e memorização 

 

MóduloIII

 

1 º ano Médio

2º ano Médio

3º ano Médio 

 

Módulo IV

 

1º ano Técnico

2 º ano Técnico

3º ano Técnico. 

 

Benefícios do Ballet:

 

Coordenação motora;

Disciplina;         

Resistência;       

Alongamento e flexibilidade;       

Melhora no tônus muscular;       

Concentração e memorização;         

Contribui para o aumento da auto- estima;       

Musicalidade;   

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua João Caetano, 38 / 7º andar 24710-405 - São Gonçalo - RJ

Tel.: (21) 3857-3877 | 9999-58437 contato@espaçoanimus.com.br